Lendo agora
Paraná: Abril indígena conta com diversas atividades, entre elas, lançamento de documentário sobre os Avá Guarani

Paraná: Abril indígena conta com diversas atividades, entre elas, lançamento de documentário sobre os Avá Guarani

Claudia Weinman
blank

O Dia Nacional dos Povos Indígenas é celebrado neste 19 de abril, mas durante todo o mês, diversas atividades foram programadas no país e também, no Oeste do Paraná, onde o Conselho Indigenista Missionário – CIMI, possui atuação junto aos povos indígenas.

Osmarina de Oliveira, missionária do CIMI Sul, destaca que uma vasta programação foi pensada pelos indígenas e conta com apoio do CIMI e também da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila. Entre elas está o lançamento do documentário: “Imagem e Memória dos Avá-Guarani Parananenses. Sarambi-pá remoção forçada. O caso de Simão Tupã Retã Vilialva”, que foi produzido pelo Projeto de Extensão Memória do Sarambi – Unila, Cimi Regional Sul e a Comissão Guarani da Verdade.

“Este documentário conta a história da família Vilialva, que morava no tekoha Ocoy/Jacutinga e na década de 70 foi convidada para ir a uma festa do “Dia do Índio” na TI Rio das Cobras, município de Laranjeiras do Sul (PR) e levados de pelos servidores da Funai, com a promessa de trazê-los de volta depois da festa, fato que nunca ocorreu, tendo o Simão tomado a iniciativa de retornar a aquele tekoha a pé, e quando chegou na região, o mesmo já estava alagado pela UHE de Itaipu”.

Segundo Osmarina, o documentário: “Tem o objetivo de dar visibilidade a mais esse crime de remoção forçada no período da ditadura militar, cometido contra os Avá-Guarani e contribuir para que haja uma justa reparação”.

A missionária destacou que em diversas aldeias no Oeste do Paraná estão acontecendo atividades culturais relacionadas a semana dos povos indígenas.

Para saber mais sobre a programação do mês de abril, também foi elaborado um cartaz contendo todas as agendas:

____

Acesse outros conteúdos: 

 

See Also
blank