Mulheres indígenas do Oeste Catarinense participam de marcha em Brasília
As mulheres indígenas do Oeste Catarinense participaram, entre os dias 11, 12 e 13 de setembro, da III Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib, a atividade contou com a participação de todos os seis biomas, formando um grande acampamento, a fim de trazer visibilidade ao movimento de mulheres indígenas, mostrando também a importância das mulheres em todos os espaços.
Durante a atividade aconteceu a apresentação das delegações das originárias: Indígenas Mulheres Biomas, lançamento de livros, mesas de debate, noites culturais, grupos de trabalho, plenárias, entre outras atividades. Na ocasião, também somaram-se ao ato, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva e artistas, como Letícia Sabatella e outros/as.
Do Oeste Catarinense, uma delegação de mulheres indígenas, reunindo os territórios do Toldo Imbú, Toldo Chimbangue, Kondá e da Terra Indígena Chapecó participou, demonstrando a força e a resistência delas, na defesa dos territórios, da vida e dos direitos.
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
Coordenação Colegiada do Cimi Sul - Conselho Indigenista Missionário.