Nota do Conselho Indigenista Missionário – Regional Sul sobre a violência contra os Avá Guarani no Oeste do Paraná
O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, vem a público para denunciar e manifestar sua preocupação e indignação em função dos ataques criminosos de fazendeiros contra os Avá Guarani no Paraná, Tekoha Guasu Guavirá.
Desde o dia 23 de dezembro, já nas festividades do Natal, fazendeiros criminosos, com seus capangas, passaram a invadir e destruir os pertences dos indígenas que vivem em barracos, em seu território originário.
De acordo com as lideranças, os fatos ocorreram nos dias 23, 24 e hoje, 25, dia de Natal, pela manhã.
Lideranças Guarani relatam que pessoas dispararam com armas de fogo e atearam fogo em casas, queimaram seus pertences e roubaram motocicletas e outros pertences. Depois dos ataques, agentes da Polícia Federal realizaram rondas na região.
Também, de acordo com as lideranças, eles, os Avá Guarani, estão sendo monitorados por drones, pelos fazendeiros. Com isso, os agressores monitoram também a Polícia Federal, facilitando suas ações criminosas nos momentos que esta deixa o local.
O Cimi Sul manifesta solidariedade aos Avá Guarani, apoia sua luta pela demarcação de suas terras tradicionalmente ocupadas no estado do Paraná e exige ações mais enérgicas por parte das autoridades federais no sentido de evitar novas violências, identificar e responsabilizar os agressores e mandantes por todos os danos causados aos indígenas, tanto os individuais como os coletivos.
Chapecó (SC), 25 de dezembro de 2023, dia do Natal.
Conselho Indigenista Missionário Regional Sul.