Nota de pesar
O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, manifesta seu profundo pesar diante da morte repentina da jovem Jaqueline Tedesco, do Povo Kaingang.
Jaqueline, com 26 anos de idade, concluiu a Faculdade de Direito pela Universidade de Rio Grande. Na noite, após o ato de formatura, ela com seu namorado e amigos foram celebrar a maravilhosa conquista pessoal e também de seu Povo. Todos alegres reuniram-se no restaurante Le Petit, na cidade de Rio Grande.
As notícias dão conta de que Jaqueline teve 30% seu corpo queimado num acidente, quando uma funcionária do restaurante fez a troca de um aparelho – espécie de fogareiro que mantém o aquecimento do fondue.
Jaqueline foi levada ao hospital onde permaneceu, desde o dia 09 de março, em coma induzido, até a sua morte, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (15/3).
O Cimi Sul, assim como os familiares de Jaqueline e todo o Povo Kaingang, aguarda pela conclusão da investigação, através da qual serão apontados os responsáveis pelo acidente, bem como as medidas a serem adotadas.
Diante dessa tragédia, o Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, expressa sua solidariedade aos familiares de Jaqueline e ao Povo Kaingang.
Foram muitos anos de estudos, de uma dedicação sem limites e de renúncias até a conclusão do Curso de Direito. E, de forma trágica, Jaqueline perdeu sua vida e com ela o sonho e os desejos de estar ao lado de seu Povo, atuando na defesa de seus direitos e interesses.
Nossa homenagem à Jaqueline e nossos sentimentos mais profundos de pesar pela sua morte.
Conselho Indigenista Missionário
Regional Sul.