Vive lá France
O mundo respira melhor hoje. Paira sobre a globalização – pois tudo está interligado – uma brisa de esperança, já que lá na FRANÇA, a maioria das pessoas, disse não aos fascistas.
Milei, Bolsonaro e outros oportunistas de direita e extrema direita, reuniram-se em Santa Catarina, neste domingo, 07 de julho, crentes numa vitória fascista naquele país.
Erraram! Aliás, os analistas políticos erraram, a grande mídia errou, mas o povo francês acertou ao expressar, para o mundo, que há de se buscar justiça, paz, solidariedade, direitos iguais, respeito aos imigrantes, à vida em suas diferenças.
O mundo não mudou com as eleições na França, mas pode ficar melhor, porque há um facho de luz trazido – nessas eleições – pelas mãos, mentes e corações de uma multidão de homens, mulheres, em geral, de jovens.
Que esse facho de luz se espraie pelos continentes e se torne um clarão nos céus a iluminar as pessoas – de todos os povos – na construção dos caminhos do Bem Viver.
Sonhar é preciso, lutar é urgência, esperançar-se é necessário pro futuro ser ainda mais potente na internacional democracia.
Vive lá France.
Roberto Antônio Liebgott é missionário do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, atuando na região Sul do Brasil.