Nota de pesar pelo falecimento da Cacique Kaingang Dona Martina, Terra Indígena Segu
Nota de pesar pelo falecimento da Cacique Kaingang Dona Martina, Terra Indígena Segu
O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, manifesta sua dor e pesar pelo trágico falecimento de Dona Martina Lopes Amantino, Cacica da Comunidade Kaingang da Terra Indígena Segu, em Constantina, região norte do Rio Grande do Sul.
Ela acabou indo a óbito depois que uma camionete colidiu na traseira do veículo em que ela estava.
De acordo com os relatos, Gelson, filho de Doma Martina, manobrava o seu veículo na rodovia RS 500, no acesso para ingressar na comunidade indígena, quando foi atingido. Dona Martina, que estava sentada no banco traseiro, acabou sendo brutalmente impactada e não resistiu aos ferimentos.
Dona Marrina completaria 70 anos de idade. Sua vida toda foi dedicada a comunidade que lutava, nas margens da estrada, pela demarcação de seu território originário, onde, apesar dos sonhos e das lutas , não conseguiu ter a felicidade de viver.
Ela era esposa de seu Lourenço Amantino, que era Cacique e acabou morrendo por ter contraído covid no ano de 2020. Tanto dona Martina quanto seu Lourenço, buscaram, ao logo de décadas, criar seus filhos e animar a comunidade no sentido de manterem-se articulados e firmes na luta pela demarcação da terra. Mas a omissão e negligência dos governantes os manteve, por todo o tempo, na condição de vulnerabilidade, na beira da estrada, onde agora perdeu sua vida.
Dona Martina, sua morte trágica nas margens da rodovia, onde foi obrigada a criar seus filhos e netos, não será em vão. Sua história e seu sangue serão fermento das lutas por direitos e pela demarcação da terra.
Basta de omissão, basta de negociação das vidas e dos direitos daqueles que são os originários e primeiros habitantes do Brasil.
O Cimi Sul abraça, nessa hora, os familiares de Dona Martina e se solidariza com todo Povo Kaingang, que, neste mometo, chora a dor da perda de quem sempre sonhou pelo bem viver de todos.
Chapecó (SC), 27 de setembro de 2024