Nota de pesar pelo falecimento de Ari Ribeiro, liderança do Povo Kaingang


O Conselho Indigenista Missionário – Regional Sul, vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento de Ari Ribeiro, liderança do Povo Kaingang.
Ari foi acometido por um câncer de pulmão e, há alguns meses, enfrentava a doença com coragem e serenidade. Infelizmente, na madrugada de 8 de outubro de 2025, aos 58 anos de idade, Tupé, o Deus Kaingang, o chamou para a morada dos ancestrais.
Ari vivia na comunidade Por Fi Ga, em São Leopoldo (RS). Junto com outras lideranças Kaingang, dedicou-se intensamente, nas décadas de 1990 e 2000, à luta pela garantia de direitos – terra, moradia, segurança, saúde, educação e espaços públicos para a comercialização de suas artes e artesanatos – das comunidades indígenas em contextos urbanos, especialmente em Porto Alegre, mas também em São Leopoldo, Estrela, Lajeado, Farroupilha, Bento Gonçalves, Canela, Capela de Santana, Canoas, entre outros municípios.
O Cimi Sul, neste momento de dor, expressa sua solidariedade aos familiares de Ari e a todas as comunidades do Povo Kaingang.
Acreditamos que Ari será acolhido por aqueles e aquelas que, como ele, dedicaram suas vidas à luta por terra, justiça e respeito às diferenças e aos modos de ser e viver dos povos originários deste país.
Porto Alegre (RS), 8 de outubro de 2025.
CIMI – Regional Sul.
