CIMI Regional Sul participa de encontro que reúne mais de 25 povos indígenas no Mato Grosso do Sul


Representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Regional Sul, participam do encontro que reúne mais de 25 povos indígenas de todo o Brasil, realizado na Terra Indígena (TI) Panambi – Lagoa Rica, localizada no município de Douradina, no estado do Mato Grosso do Sul.

Nesse Território, pertencente aos Guarani Kaiowá, aconteceu também, na semana anterior, a reunião da Aty Guasu e os Kaiová acolheram desde o dia 18, seguindo até amanhã, quinta-feira, 20 de março, o encontro com lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil.

Segundo Ivan Cesar Cima, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Regional Sul, diversos temas estão na pauta de diálogos desde terça-feira. Entre eles, a criminosa Lei 14.701/23 e a urgência da declaração, pelo STF, de nulidade da mesma, também debatem acerca da retomada e finalização do julgamento do Recursos Extraordinário (RE) 1.017.365, sobre a tese genocida do Marco Temporal, além da análise de conjuntura e vivência do povo Guarani Kaiowá, alvo constante de perseguição, assassinato e diversos tipos de violência por parte de agentes do agronegócio, fazendeiros, grileiros e outros envolvidos.

O histórico de vivências de outras realidades indígenas do país também está sendo compartilhada pelas lideranças indígenas do país, o que conforme Ivan, fortalece a causa e auxilia na articulação, resistência e unidade indígena.
Confira mais imagens desse momento:

Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).