Now Reading
Conjuntura, autonomia e segurança alimentar: A vida dos indígenas da TI Ka’aguy Hovy em SP

Conjuntura, autonomia e segurança alimentar: A vida dos indígenas da TI Ka’aguy Hovy em SP

Cimi Sul
blank

Entre os dias 08 e 13 de fevereiro, a equipe Vale do Ribeira, do Conselho Indigenista Missionário, passou pelas sete aldeias da Terra Indígena Ka’aguy Hovy, no município de Iguape/SP.

Fotos: Cimi Sul – Equipe São Paulo.

Durante esses dias foi realizado o acompanhamento das situações de invasões e de omissão do poder público. Diante de uma inviabilidade de medida extrajudicial que vinha sendo realizada no âmbito do processo de mediação, e que se mostrou insuficiente para conter o avanço das vendas e loteamentos irregulares que amplificam os conflitos, a comunidade conquistou, por hora, uma liminar que expede mandado proibitório e manutenção de posse, impedindo que os invasores continuem a promover o parcelamento, comercialização ou qualquer tipo de intervenção nova envolvendo lotes ou áreas situadas dentro dos limites da Terra Indígena, além de outros atos que impliquem ameaça de perturbação e esbulho da posse dos Guarani.

Fotos: Cimi Sul – Equipe São Paulo.

Sobre a autonomia e segurança alimentar, há o trabalho que a equipe começou a realizar com os Guarani de cultivo do mel de abelhas nativas sem ferrão, e por isso, foram feitos os levantamentos de pessoas que já realizam esse trabalho nas aldeias, a identificação de caixas de abelhas, tempo do manejo, histórias envolvendo as abelhas entre outros aspectos.

Fotos: Cimi Sul – Equipe São Paulo.

 A equipe também focou no mapeamento dos enxames existentes nas aldeias, a fim de prepará-los para o manejo e captura de novos enxames. Em algumas comunidades, já há o cuidado de maneira própria em caixas improvisadas e outras com enxames identificados em árvores nas proximidades das aldeias.

Fotos: Cimi Sul – Equipe São Paulo.

Aproveitou-se a oportunidade para conversar também sobre modos próprios de plantio e cuidado com as roças, tempo de plantio e colheita para que estejamos cada vez mais em sintonia com os apoios aos plantios e fortalecimento alimentar dos Guarani. Foram entregues mudas de erva mate (ka’a) e sementes de milho Guarani. Desta forma, pretende-se que nos próximos anos as comunidades estejam produzindo sua própria erva mate, tão importante em seus rituais e consumo cotidiano.

Fotos: Cimi Sul – Equipe São Paulo.

Durante esses dias, a equipe também colaborou com o início da organização para o encontro das kunhangue (mulheres guarani). que será realizado em março, nos dias 11 e 12, também ajudou na elaboração de um documento ao Ministério Público Federal, sinalizando a necessidade de melhoria na estrutura da escola da aldeia ka’aguy Poty.

See Also
blank

Fotos: Cimi Sul – Equipe São Paulo.

 

Muitas famílias nessa e demais aldeias, enfrentam dificuldades no acesso a água, energia, falta de cestas básicas e ausência da Funai. Em vários momentos foi possível conversar com as lideranças sobre o julgamento de repercussão geral e outros aspectos da atual conjuntura política, colaborando com a reunião que foi realizada no dia 10/02 do conselho de lideranças da TI.