CONQUISTA: homologação do procedimento demarcatório da Terra Indígena Rio dos Índios, em Vicente Dutra/RS
Após mais de 30 anos de luta, as famílias Kaingang da Terra Indígena Rio dos Índios, em Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul, receberam a notícia sobre a homologação do procedimento de demarcação do território.
A equipe Frederico Westphalen do Conselho Indigenista Missionário Regional Sul, esteve na data de hoje, 08 de maio de 2023, em visita às lideranças indígenas que a partir dessa notícia, se organizam realizando movimentos de diálogos junto a Fundação Nacional dos Povos Indígenas e outras forças, para que os ocupantes não-indígenas que estão sob a terra sejam indenizados e a comunidade Kaingang possa concretizar a posse definitiva do seu território.
Em entrevista realizada no início deste ano, o Cacique Luís Salvador havia ressaltado que a Terra indígena em Vicente Dutra estaria na lista das 13 TIS prontas para demarcação no atual governo brasileiro, o que para os Kaingang, representa continuar plantando sem veneno, colhendo alimentos de verdade e mantendo sua cultura por meio de uma educação diferenciada, que trabalhe o alimento, a língua, o modo de vida.
“Temos hoje quatro hectares com 48 famílias indígenas residindo, esperando homologação da terra. Conseguimos nesse espaço fazer apenas pequenas roças, produzimos feijão, milho. O nosso povo se obrigada a plantar feijão em um território pequeno, mas está produzindo bem, então a nossa ideia é hoje, em Vicente Dutra, aonde que tem lugar pra plantar araucária, pensando daqui há 200 anos, porque quem ganha com isso é o povo indígena, porque ela é uma comida tradicional indígena. E nós estamos preocupados com nossos pássaros, que vivem nela, e nós precisamos resolver a situação dos nossos pássaros pra que ela tenha vida, porque se os nossos pássaros morrerem, a sociedade também vai morrer”, disse na ocasião a liderança, preocupada com o presente e o futuro da comunidade indígena.
Com a homologação do procedimento demarcatório, as lideranças respiram esperança para continuarem cuidando da terra, das famílias, da dignidade das crianças. Assista ao vídeo produzido por A Fronte Jornalismo das Gentes e CIMI Regional Sul, e conheça mais sobre a realidade do povo Kaingang de Vicente Dutra.
Veja mais fotos sobre o território em Vicente Dutra:
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
Coordenação Colegiada do Cimi Sul - Conselho Indigenista Missionário.