Consagração
Do corpo, coração e espírito que se energizam na coragem brotada por dentro dos pensamentos e da força feminina.
Do fogo, aceso na quentura das almas, dos encantos de luz inquietos, exigindo mudanças nas relações e comportamentos.
Do ar purificado pelas memórias gestadas no Bem Viver, que se agita, soprando esperanças de um amanhã sem as opressões do machismo, da misoginia, do racismo, do etarismo e de outras práticas vis.
Da água, benção cristalina, que lava e purifica os males, mas também remove, destrói e arrasta para longe os entulhos da intolerância e das amarguras.
Da terra, que é mãe, mulher, útero onde são guardadas as essências mais preciosas, embaladas na capacidade de gerar, cuidar, alimentar, distribuir e compartilhar os dons da vida.
Das vidas sementes, flores, troncos, folhas, das gentes desumanizadas, agredidas, dilaceradas pela ganância mesquinha de lucro e poder, sem ver a outra, o outro ao lado, ou logo ali adiante.
Consagração do desejo de transformação, porque, assim como se está, não haverá mais SER não haverá AMOR, tão pouco se promoverá a PAZ.
Consagração do sonho que não se sonha só, das mãos que se entrelaçam, cultivam, afagam, acolhem, apoiam e constroem juntas o caminho para um outro mundo possível.
Porto Alegre, 03 de outubro de 2024.
Roberto Liebgott
Roberto Antônio Liebgott é missionário do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, atuando na região Sul do Brasil.