Documentário “O alerta do gesto: a cassação de Maria Tereza Capra” tem pré-estreia em São Paulo nesta quarta-feira
O documentário produzido e dirigido pelo cineasta Carlos Pronzato será lançado em diversos estados do país
“O alerta do gesto: a cassação de Maria Tereza Capra” é um documentário produzido pelo cineasta e escritor argentino/brasileiro, Carlos Pronzato. Trata-se de um filme que narra à cassação do mandato de uma vereadora no município de São Miguel do Oeste, cidade do interior catarinense, em sessão na Câmara de Vereadores que iniciou na noite do dia 03 de fevereiro de 2023.
Maria Tereza Capra (PT) questionou o suposto gesto em apologia ao nazismo praticado por centenas de pessoas no dia 02 de novembro de 2022, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (quartel) da cidade. Em um vídeo publicado nas suas redes sociais virtuais, a então vereadora refletiu naquele momento sobre os impactos do gesto e a estética representada, a qual fere a memória das pessoas que foram assassinadas no Holocausto.
Mesmo que a repercussão do gesto tenha se tornado pauta na imprensa internacional por meio de fotografias e vídeos divulgados pelas pessoas que estavam no ato, Maria Tereza foi responsabilizada por fazer com que São Miguel do Oeste se tornasse mundialmente conhecida como uma cidade nazista e por isso, teve o mandato de vereadora cassado além de receber diversas ameaças de morte, o que fez com que ela saísse da cidade por mais de 120 dias.
Informações complementares:
Maria Tereza Zanella Capra: Advogada há 26 anos, eleita vereadora pelo partido dos trabalhadores em São Miguel do Oeste/SC por três mandatos, é a única mulher petista reeleita duas vezes. Foi secretária de cultura (2010-2012). Bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Ciência Jurídica pela Unoesc; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Unoesc; Gestão Pública Municipal (UnB); Cursou especialização A Esquerda no século XXI, realizada pelo instituto IFIBE. Ensino Técnico em Magistério. Professora em todos os níveis educacionais, desde a pré-escola até o ensino superior. Docente do curso de Ciências Contábeis na Unoesc SMO, Curso de Direito na UnC-Campus Concórdia, e Gestão Comercial (Senac Unidade São Miguel do Oeste); Policial Civil do Estado de Santa Catarina de 1988 a 1996. Assessora Jurídica dos Municípios de São Miguel do Oeste/SC; Bandeirante/SC e AMEOSC – Associação dos Municípios do Extremo-Oeste/SC; Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Turismo do Governo do PT (2010-2012); Advogada proprietária do Escritório Capra Advocacia; Palestrante em temas como direitos da mulher, combate à violência contra a mulher, igualdade de gênero, direitos Humanos e Direitos Trabalhistas e Humanos, mulher LGBTQIA+. Integrante do MMTU – Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas; Fundadora do Instituto de Defesa dos Direitos da Mulher (Fêmina), e do Centro de Apoio à Pessoa Idosa – CEAPI; Conselheira do COMDIM – .ex-Conselheira do CDMDCA. Secretária Estadual de Mulheres de SC (2020/2021 e 2022/2025). Presidenta do Diretório Municipal do PT de São Miguel do Oeste – SC. Candidata a Deputada Federal em 2014 e 2022
Carlos Pronzato: É cineasta documentarista, diretor teatral, poeta e escritor. Formado em Direção Teatral pela UFBA (1993), com pós – graduação em Teoria do Teatro Contemporâneo pela UFRGS, (2002). Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. Dentre seus mais de 80 documentários destacam-se: “Bolívia, a Guerra da Água”, “O Panelaço, a rebelião argentina”, “Bolívia, a guerra do gás”, “Buscando a Salvador Allende”, “A Revolta do Buzu”, “Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”, “Madres de Plaza de Mayo, verdade, memória e justiça”, “Marighella, quem samba fica, quem não samba vai embora”, “Pinheirinho, tiraram minha casa, tiraram minha vida”, “Mapuches, um povo contra o Estado”, “A partir de agora, as Jornadas de Junho 2013”, “Dívida Pública Brasileira, a Soberania na Corda Bamba”, “Acabou a Paz, isto aqui vai virar o Chile, escolas ocupadas em São Paulo”, “Terceirização, a bomba relógio”, “Ocupa Tudo, Escolas Ocupadas em Paraná”, “A Escola Toma Partido, uma resposta ao Projeto de Lei Escola sem Partido”, “1917, a Greve Geral”, “1968, a Greve de Contagem”, “Mestre Moa do Katendê, a primeira vítima”, “Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho”, “Pinheira, a Guerra contra Chile”, “Amapá, quem vai pagar a conta?”, além do mais recente “Renato – um de nós”, sobre o caso do vereador ameaçado de cassação de mandato na cidade de Curitiba (PR), Renato Freitas. Entre outras importantes distinções recebeu, em 2008, o prêmio da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais); em 2009, na Itália, o prêmio Roberto Rossellini; em 2017, no Rio de Janeiro, o prêmio Liberdade de Imprensa; em 2019 o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cataguases, MG, pelo documentário “Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho”. Em 2020, em Porto Alegre, o prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo pelo documentário “A Confederação dos Tamoios, a última batalha”. Em 2021, o prêmio DOIS PAULOS, pelo centenário de dom Paulo Evaristo Arns e Paulo Freire (Comissão Pró Centenário Dom Paulo Evaristo Arns).
Serviço:
Pré-lançamento: “O alerta do gesto – A cassação de Maria Tereza Capra
Quando: 19/04 – quarta-feira
Horário: 15h
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, República – SP
Outros lançamentos:
Quando: 01/05 – segunda-feira
Local: Canal do YouTube Carlos Pronzato
*Matéria de Claudia Weinman – Jornalista/afrontejornalismo.com.br
____
Apoio:
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).