Guarani do Araçaí ocupam área cedida pelo IBAMA


No dia 04 de novembro de 2024, pela manhã, os Guarani do Araça,í, que estavam residindo em terra Kaingang a vinte e quatro anos, ocuparam uma área de aproximadamente 26 hectares, cedida pelo IBAMA.
O acordo que possibilitou aos Guarani ocupar este local vem sendo construído, por meio da Funai, MPF, Ibama e Prefeitura de Chapecó, desde o inicio do ano. Foi uma articulação difícil, com idas e voltas, pois quem estava ocupando a área era a prefeitura de Chapecó.

A situação dos Guarani, que até então residiam na Terra Indígena Toldo Chimbangue, era delicada e, por diversas vezes, as lideranças kaingang solicitaram a saída do local, devido a desentendimentos diversos. Diante deste contexto e por residir em área diminuta e emprestada pelos Kaingang, os Guarani solicitaram, já algum tempo, uma área provisória para que pudessem viver com mais tranquilidade e autonomia, até que a demarcação do território tradicional seja concluído.

É bom destacar que os Guarani, de forma alguma, estão desistindo do território tradicional.

O Cimi Sul, através da Equipe Chapecó, tem dado todo o apoio a iniciativa dos Guarani, dialogando e contribuindo para que a comunidade possa estar em um local seguro e que os Guarani sigam corajosos na luta pela demarcação de seu território tradicional, o Araçaí.
Chapecó (SC), 04 de novembro de 2024.

Jacson Lopes Santana é membro do Conselho Indigenista Missionário - CIMI Sul.

Conselho Indigenista Missionário.