Lendo agora
Nota de pesar pelo falecimento da Anciã Kaingang Divaldina Luiz (Dona Diva)

Nota de pesar pelo falecimento da Anciã Kaingang Divaldina Luiz (Dona Diva)

Cimi Sul
blank

O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, presta, neste momento de despedida, sua homenagem à Anciã Divaldina Luiz, carinhosamente conhecida como dona “Diva”, líder espiritual do Povo Kaingang da Terra Indígena Xapecó.

O Cimi Sul vem a público agradecer a vida compartilhada desta mulher guerreira e lutadora. Embora tenha nos deixado, sua força, vitalidade, ensinamentos e exemplos permanecerão como memórias preciosas.

Dona Diva, liderança Kaingang.

Dona Diva possuía uma espiritualidade profunda, que fortaleceu a cultura Kaingang. Participava ativamente dos encontros de rezadores indígenas promovidos pelo Cimi Sul e pela Pastoral Indigenista, contribuindo para a preservação e transmissão dos saberes tradicionais.

Agora, Dona Diva ancestralizou e segue junto de seus amigos de vida e caminhada, como Seu Henrique e Seu Vivente, que também trilharam este caminho, acompanhando as lutas da existência. Desse encontro, ela continuará a irradiar bênçãos àqueles e àquelas que permanecem caminhando, sendo construtores de paz e sabedoria.

Dona Diva foi voz, força e coragem na luta pela terra. Durante o dia, construía caminhos, à noite, rezava e sonhava com justiça e esperança de libertação, espalhando inspiração por todas as estradas que ajudou a percorrer.

Nesse momento de dor, mas também de gratidão pela vida de Dona Diva, o Cimi Sul expressa sua solidariedade aos familiares e a todo povo Kaingang.

See Also
blank

Chapecó (SC), 26 de agosto de 2025.

Conselho Indigenista Missionário – Regional Sul.