Nota Lideranças Indígenas do Município de Chapecó – SC
Hoje, 06 de setembro, pela parte da manhã, escolas e a população em geral foram surpreendidos pelo cancelamento do desfile de 07 de setembro, no município de Chapeco. Na justificativa, o Prefeito Municipal João Rodrigues, diz que teve informações de possíveis atos e manifestações, e que isso poderia ter serias consequências. O mesmo Prefeito, em anos anteriores, para este mesmo dia 07 de setembro, incentivou o desfile e também ajudou a promover manifestações antidemocráticas.
Na justificativa que cancela o desfile, o Prefeito utiliza o conflito ocorrido na Aldeia Kondá, e o julgamento do marco temporal, pelo STF. Tais argumentos são totalmente infundados, demonstram desconhecimento ou distorção do que está sendo julgado no Supremos Tribunal Federal, que é o direito dos Povos Indígenas em demarcar seus territórios tradicionalmente ocupados.
Qual a intenção do prefeito em usar tais argumentos? Jogar a responsabilidade pela não realização do desfile nas costas dos Povos Indígenas? Atender aos chamados da extrema direita, aquela que promoveu atos antidemocráticos e fascistas?
Nós, povos indígenas, lutamos e resistimos a anos, algo que o Prefeito parece desconhecer, ou fingir desconhecer. Vale lembrar que o atual prefeito de Chapecó já foi acusado, julgado e condenado por crime de racismo e preconceito.
Importante destacar que o dia 07 de setembro é, também, um dia em que a sociedade civil se mobiliza contra o colonialismo e em favou dos povos excluídos.
Não aceitamos e repudiamos que autoridades públicas, com intenções alheias a verdade e interesse público, se utilize de nós Povos Indígenas, como argumento para cancelar as atividades alusivas ao 7 de setembro.
Chapecó – SC , 06 de setembro de 2023
Efesio Siqueira
Cacique da Aldeia Konda
Antônio Antunes
Cacique Terra Indígena Toldo Chimbangue
Marcos Mariano de Morais
Cacique Guarani do Araçai.