O sítio
Lugar das flores, dos diversos ambientes e dos mais variados sons, tons, cores, sabores e graças.
Aves, muitas delas encantam o dia com cantigas, sempre inéditas, algumas chegam a quebrar o silêncio das madrugadas.
Quero-queros, beija-flores, bem-te-vis, sabiás se alimentam das infindas variedades de frutos e, as gralhas azuis, se aninham nos pinheirais.
Borboletas, cigarras, marimbondos, zangões e abelhas procuram, sobre os canteiros ajardinados, o frescor e a doçura das plantas.
O açude, repleto de peixes esfomeados, é o lugar por onde os patos, gansos, marrecos, galinhas d’água desfilam e se exibem ao entardecer.
Ao redor do galinheiro os pintinhos se esforçam para seguirem as mamães galinhas e os galos, a cacarejarem, mantém cuidados e se distanciam das vaquinhas e dos cavalos.
Cães e gatos suportam-se nos mesmos espaços, dando proteção, harmonia e alegria à família, que os tratam com uma imensidão de afetos e carinhos.
Na cozinha, o fogão de lenha aceso aquece o leite, o café, a água pro chimarrão e, sobre o qual, são cozidas as mais deliciosas guloseimas, que cuidadosamente são postas à mesa.
Os dias são ligeiros, não há neles sobressaltos, dada a singeleza e simplicidade da vida, que se faz cotidianamente saudável e bela.
Urubici, 07 de janeiro de 2023.
Roberto Antônio Liebgott é missionário do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, atuando na região Sul do Brasil.