O verão se anuncia e o inverno insiste em permanecer
O verão se anuncia e o inverno insiste em permanecer, é agosto, que os nossos gostos sejam feitos, mais alguns dias de chuvas, garoas, neblinas ,nuvens leves , que nos traga o frescor da caatinga, pois quando esquenta o ar chega como o bafo do cão, sapeca a garganta e queima as narinas.
“Concertezamente” imploramos o alongar do inverno, mas os jornais nos alertam: o “Lo Ninho” se aproxima – esse ano de 2023 a temperatura aquecerá dois graus a mais. Aí sim que as águas do Vaza Barris e do Grande Opará, nosso mestre Conselheiro e o Padin Calixto nos acolha.
Ângelo Bueno é poeta ativista, membro do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Entre os anos de 1982 a 1992 atuou na região Sul com os povos Guarani e Kaingang. De 1992 até hoje atua com os povos indígenas do Nordeste, em Pernambuco e Norte da Bahia. Sempre percebeu a importância da arte para rever paradigmas e favorecer a construção da sociedade democrática, fazendo parte dos poetas marginais, denunciando as violências praticadas pela necropolítica e anunciando o bem-viver em terras de ABYA YALA.