Papado


Não, não será mais Francisco, ele eternizou, fez da missão caminhos de ternura e amor.
Não, não será mais Francisco, agora há o Leão XIV, outro homem, outra personalidade, de outras origens.
Não, será mais Francisco, as pombas da paz despediram-se dele, novo ciclo, outros personagens e protagonistas.
Não, não será mais Francisco, todavia a Igreja é a mesma, com seus profetas e contradições e, ainda, com seus trajes, ritos e práticas descontextualizadas desse novo tempo.
Não, não será mais Francisco, suas vestes brancas, o sapato de couro, a simplicidade, o sorriso afetuoso foram sepultados com ele.
Não, não será mais Francisco, mas isso não nos torna pessoas menos capazes e esperançosas, porque a vida é seguir adiante, transpondo desafios e semeando bem aventuranças.
Não, não será mais Francisco, ele foi o ponto fora da curva, veio – pelo seu pontificado – para dizer que é possível amar sempre, mesmo nas adversidades.
Não, não será mais Francisco, precisamos regar os jardins e pomares que ele plantou, para colher e depois continuar a semear paz onde houver ódio.
Semear indignação contra o genocídio de povos, contra o rancor, a intolerância, o machismo, homofobia e todos os males da terra.
Não, será mais Francisco, mas os pobres permanecem, as injustiças são profundas, a Mãe Terra geme e chora as dores da destruição.
Não, não será mais Francisco, mas há portas e janelas abertas, há pontes que se conectam a uma “paz desarmada e desarmante”- Papa Leão XIV – .
Não, não será mais Francisco…
Porto Alegre, 09 de maio de 2025.

Roberto Antônio Liebgott é missionário do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, atuando na região Sul do Brasil.