Plantio de árvores frutíferas e nativas é realizado na aldeia Guarani do Araça’í
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Regional Sul, Equipe Chapecó, em parceria com a Coordenação do Instituto Madre Bernarda (IMABE), esteve na Aldeia Guarani do Araça’í, nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, iniciando o plantio de árvores frutíferas e nativas. Houve também a contribuição do engenheiro agrônomo Adriano Scariot e da Extensionista Social Josefina A. N. de Carvalho, da Epagri de Chapecó (SC), que contribuíram nas orientações sobre o plantio.


A Associação de Projetos Socioambientais Madre Bernarda, também denominada de Instituto Madre Bernarda – IMABE, é vinculado às Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, sendo uma de suas referências, a Irmã Diva.

Segundo o missionário Jacson Santana, esse foi um momento gratificante e emocionante.
“As crianças e jovens foram dispensados da escola para contribuir e presenciar essa atividade. Entendemos que isso é pedagógico e contribui para que eles participem ativamente das ações da comunidade”, disse.


Além do plantio, conforme explicado por Jacson, já foram realizadas, em outros momentos, rodas de conversa sobre a ocupação da área e a necessidade de ampliar os projetos de sustentabilidade, tendo em vista que o espaço é pequeno e provisório.

Jacson ainda detalhou que durante o encontro, o CIMI recebeu o convite para a celebração em abril do ano que vem, dos 103 anos de idade do ancião Macimino Mariano de Moraes.
_______________
Leia mais conteúdos relacionados:
Mãos indígenas: Plantar comida, respeitar a história e o presente, cultivar o futuro ancestral
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
Jacson Lopes Santana é membro do Conselho Indigenista Missionário - CIMI Sul.
