Presidente da Funai visita Terra Indígena La-Klãnõ Xokleng
No sábado, dia 21, a presidente da Funai, Joênia Wapichana e o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Juliano Luiz Pinzetta, visitaram a TI Ibirama La-Klãnõ, mais precisamente a Aldeia Plipatol, que está localizada nos arredores da barragem Norte, ocasião em que assinaram, junto com o Cacique Presidente, Setembrino Camlem, o contrato de cessão de uma área de 860 hectares, da Secretaria de Patrimônio da União, para a Funai, tendo como finalidade específica de moradia e usufruto dos Xokleng. Tratava-se de um processo administrativo iniciado ainda em 2012 pela SPU e que estava estacionado há anos. Finalmente foi concluído, o que dá uma segurança maior aos Xokleng sobre essa parcela de terra, uma espécie de compensação em virtude do território alagável pela barragem.
Sobre a situação dos Xokleng, explicou o missionário do Cimi Regional Sul, equipe Florianópolis, Cleber Buzatto, que acompanhou as reuniões realizadas no sábado, o lago da barragem esvaziou cerca de sete metros em uma semana, o que é bem pouco, segundo ele, diante do grande volume de água ainda acumulado. A estrada que liga quatro aldeias continua a muitos metros debaixo d’água.
Buzatto disse que o Secretário Especial da Sesai, Weibe Tapeba, também esteve presente na TI, onde reuniu-se com a comunidade e comprometeu-se com algumas ações emergenciais em prol dos Xokleng, tais como:
Contratação emergencial de uma profissional médica por meio da conveniada; mais um médico por meio do programa mais médicos; presença e atuação de uma equipe da Força Tarefa do SUS com um médico e três enfermeiras a partir da próxima semana; construção de duas unidades básicas de saúde nas aldeias Koplan e aldeia Guarani; retomada da construção de uma unidade de saúde na aldeia Pavão; abastecimento do Polo Base com medicamentos. Ao final, foi realizada outra reunião com o Secretário da Sesai na sede do polo base que fica na cidade de José Boiteux.
O Cimi, além de participar destes momentos de reunião e da cerimônia de assinatura do contrato da cessão da área, também visitou algumas famílias em seus barracos e repassou informações e análise sobre o veto parcial do presidente Lula ao PL 2903.