Lendo agora
Brasis Adentro: Desde o Salto Yucumã, em Derrubadas/RS

Brasis Adentro: Desde o Salto Yucumã, em Derrubadas/RS

Jornalismo das Gentes
Brasis Adentro desta semana foi gravado desde a maior queda longitudinal do mundo, o Salto do Yucumã, que na língua Guarani significa “que tudo engole”. O salto está localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, na Fronteira Noroeste do estado brasileiro do Rio Grande do Sul com a República Argentina, onde é conhecido como “Saltos del Moconá”.
. O professor/pesquisador Nilson Cesar Fraga fala sobre a organização do parque, e a importância histórica e econômica destas águas para a sociedade.
Os rios sempre estiveram presentes e com grande importância na história da humanidade, garantindo a sobrevivência e a formação das primeiras civilizações, sendo espaço de busca por alimentos, rotas de comércio, de transporte e de vida. As águas que cortam o Brasil, bem como as que desaguam em todos os oceanos, mares e lagos do mundo, contam suas histórias, e denunciam o avanço da violência gerada por sua interrupção respondendo a anseios econômicos como a construção de barragens, ou ainda, a privatização de Parques de preservação e conservação da natureza, como é o caso da Unidade de Conservação visitada, em fevereiro de 2023.
A viagem foi marcada pelas reflexões históricas do lugar, desde a importância dos balseiros do rio Uruguai que marcam a formação sociocultural da região, as erosões expressadas na formação e formas das pedras, bem como as marmitas, que são depressões arredondadas resultado do movimento turbilhonar de seixos que se acumulam em sua superfície, que com o passar do tempo resultam nestas depressões nas rochas e acabam se tornando morada para pequenos peixes.