Lendo agora
Famílias assentadas de Sant’Ana do Livramento realizam encontro de confraternização

Famílias assentadas de Sant’Ana do Livramento realizam encontro de confraternização

Claudia Baumgardt
blank

Um grupo de famílias do Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra assentadas em Sant’Ana do Livramento, RS, organizado com o objetivo de desenvolver uma relação solidária de troca de experiências e confraternização, visando a manutenção e  o compartilhamento de saberes populares que envolvem a produção de alimentos saudáveis e sem veneno.

No dia 05 de outubro foi realizado o terceiro encontro deste ano de 2024, debatendo a necessidade de fortalecer e ampliar o processo de construção coletiva de produção e comercialização dos produtos no município. O grupo é composto por famílias produtoras de hortaliças que realizam feiras no município e também em Rivera/Uruguai, e entregam esses alimentos para as escolas pelo programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Foto: Augusto Henrique Menchik de Mello

Sirlei Hilário de Andrade, camponesa/assentada, anfitriã do encontro destaca a alegria e a importância destes momentos para a comunidade, resgatando e fortalecendo as relações afetivas e solidárias que fazem parte da vida de luta das famílias assentadas. Sirlei aponta que há ainda muitos desafios a serem enfrentados, como a procura e valorização dos produtos camponeses produzidos e comercializados nas feiras por parte da população.

“Vamos fazer feira na Hugolino nas sextas-feiras, e a dificuldade que encontramos é que levamos os produtos e o consumidor não vem comprar, dai temos que retornar com ele para casa e acabamos tendo de jogar fora. O consumo de hortaliças e outros alimentos mais saudáveis, parece que a população não tem o hábito de consumir, e as doenças vem através da alimentação, e com uma alimentação saudável a população fica mais saudável.”, comenta.

See Also
blank

Foto: Claudia Baumgardt

O grupo está em construção e em processo de acolhida de outras famílias, bem como de outras produções para além das hortaliças, e com a perspectiva de que ao produzir alimento saudável, na medida que este se insere na sociedade, desenvolver também consciência. O grupo tem se intitulado “Plantando amor, colhendo saúde”.