Nossa homenagem à João Doré!


O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, homenageia, nesse momento de despedida, o Ancião João Doré Fortes do Nascimento, líder espiritual do Povo Kaingang da Terra Indígena Toldo Chimbangue.
O Cimi Sul, nesse momento, vem a público para agradecer a vida partilhada do querido João Doré. Ele fez sua passagem, mas sua força, vitalidade, ensinamentos e exemplos ficarão como memórias boas para sempre.
João Doré era portador de uma espiritualidade infinita, que fortaleceu a cultura Kaingang e as lutas pela demarcação da Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó (SC).
João Doré ancestralizou, agora segue para junto dos seus amigos de vida e de caminhada que também passaram por essa existência. Ele se encanta e desse encanto irradiará bençãos aos que permanecem caminhantes, construtores de paz e sabedoria.
João Doré foi um homem de profunda sabedoria, um sábio, conhecedor da medicina tradicional, dos remédios e das curas. Ele tinha uma personalidade contagiante.
João Doré dedicou sua vida a reconquista do Toldo Chimbangue, sonho que alimentou em si e nos outros.
João Doré foi voz, força física e coragem na luta pela terra. Durante o dia construía caminhos, à noite rezava e sonhava com a justiça e a esperança de libertação, esparramada pelas estradas que ajudava a percorrer.
O Cimi Sul, nesse momento, abraça os familiares de João Doré e a todo o Povo Kaingang, bem como reassume seu compromisso de seguir ao seu lado nas lutas diárias por vida, terra e políticas públicas diferenciadas.
Chapecó (SC), 15 de julho de 2025.
Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul.
