NOTA DE REPÚDIO: Por uma UEL Antirracista
NOTA DE REPÚDIO
POR UMA UEL ANTIRRACISTA
Caros colegas do Curso de Geografia,
A presente Carta é uma nota de repúdio à conduta do renomado palestrante, na abertura da XXXVIII Semana de Geografia, realizada no Anfiteatro do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados), no dia 15 de agosto de 2022.
O palestrante proferiu expressões racistas, preconceituosas, de falta de respeito aos/às orientandos/as, tais como: “Meu escravo preferido” (referindo-se à um orientando específico); “Samba do crioulo doido” (referindo-se a algo que gerou confusão); “neguinho” (referindo-se a um sujeito) “coitadinhos” (referindo-se aos agricultores); “negro pra fazer trabalho” (referindo-se a um sujeito).
Essas frases, vindas de uma pessoa que é referência na Ciência Geográfica, são gravíssimas porque fortalecem a propagação de estereótipos sobre as pessoas negras, dirigidas a um público de centenas de pessoas, em sua maioria estudantes em processo de formação inicial.
Tais frases, para além de estarem soltas neste manifesto, vão na contramão da formação humanista construída no âmbito do curso de Geografia desta Universidade, curso este com 64 anos de existência. Elas ferem os princípios de parceria, de solidariedade, de respeito mútuo entre orientador/a e orientando/a, relação esta de fundamental importância no espaço universitário, espaço que necessita primar pela igualdade no processo de produção de conhecimentos, com base no princípio de afeição recíproca.
Vale ressaltar que existe um esforço do grupo de professores/as do Departamento de Geografia, sobretudo nos últimos anos, na reformulação da matriz curricular, tanto das disciplinas de tronco comum quanto das disciplinas específicas (para licenciados/as e bacharéis/relas) de elaborar um currículo sob os princípios antirracistas. O curso tem reunido esforços para construir conhecimentos profissionais que rompam com esse tipo de concepção, pensamento e atitude, compreendidos como violência e desrespeito contra milhares de estudantes da UEL, especialmente contra as pessoas negras, que às duras custas acessam o espaço universitário na esperança de romper com esse ciclo de negação de direitos.
Tais questões ferem brutalmente a missão institucional da UEL, que vem lutando para se constituir uma Universidade democrática, plural, inclusiva, intercultural e de vanguarda, sendo a sétima do país a instituir cotas raciais no Processo Seletivo Vestibular desde 2004, fruto de muitas lutas do movimento negro da cidade, de estudantes e de docentes, conquistas históricas estas que foram reafirmadas pelo Conselho Universitário em 2017.
Desta forma, reiteramos nossa indignação diante de tais fatos, pois eles ultrapassaram limites de uma fala, atingindo corpos e almas de pessoas que acreditam na transformação da sociedade e na reparação dos danos causados por mais de três séculos de escravização.
Afinal, a Universidade é espaço crucial de lutas por equidade racial e pela construção de uma sociedade antirracista, que pode se concretizar por meio de uma formação intelectual crítica, que permita romper com o ciclo histórico de propagação do racismo estrutural, que ao longo dos anos continua gerando opressão, estigmas, miséria e tentativa de apagamento do povo negro brasileiro.
Não aceitamos que em um evento científico, a luta secular do povo negro seja desmerecida por uma infeliz e lamentável fala de um intelectual brasileiro, pois como tão bem menciona Djamila Ribeiro: “Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la”.
Por fim, estes Coletivos, sediados na Universidade Estadual de Londrina, solicitam pedido formal de retratação, em respeito à instituição, às lutas do movimento negro e aos direitos humanos dos/as estudantes negros e negras, assim como de todaa comunidade acadêmica desta Universidade.
Assinam esse Manifesto:
A Fronte Jornalismo das Gentes – São Miguel do Oeste, Santa Catarina
ARTEIN – Articulação de Estudantes Indígenas da UEL
CACS – Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UEL
CACOM – Centro Acadêmico de Comunicação da UEL
CAGEO – Centro Acadêmico de Geografia da UEL
CASS – Centro Acadêmico de Serviço Social da UEL
Comunidade de Jovens do Oeste – COJOESTE – Santa Catarina
Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Coordenação das equipes multidisciplinares do Núcleo Regional de Educação de Londrina
Coordenação do Colegiado do Curso de Geografia da UEL
DECO – Decolonialidade na Comunicação
Departamento de Geografia da UEL
Entretons
Estudantes Indígenas do Curso de Geografia da UEL
Gestão Municipal de Promoção de Igualdade Racial
Grupo de Pesquisa CNPq/UEL: Geografia Política, Rede, Território e Poder
Grupo de Pesquisa CNPq/UEL: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo
LAB-ESCREVIVÊNCIAS: Laboratório de Escrevivências Socioantropológicas e Educacionais
Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL
NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL
Observatório da Região e da Guerra do Contestado – ORGC/UEL
Observatório de Políticas Públicas e Educação em Saúde – UEL
Organização da XXXVIII Semana de Geografia da UEL
Pastoral da Juventude do Meio Popular – Oeste Catarinense
Pastoral da Juventude Rural – Oeste Catarinense
PET Geografia – Programa de Educação Tutorial de Geografia
Plenária de Mulheres Negras da Região Norte do Paraná
Projeto de Extensão “O audiovisual para o fortalecimento da identidade indígena no processo educativo”
Projeto de Extensão e Ensino Aquilombando a Universidade
Projeto de Extensão: Entretons: disrupturas discursivas decoloniais de comunicação de vidas que importam
Projeto de Extensão: Tecendo Redes Formativas para a educação das relações raciais
Projeto de Pesquisa “Os circuitos de trabalho indígena na educação e as trajetórias dos profissionais indígenas” – UEL
Projeto de Pesquisa “A produção audiovisual como articuladora de sentidos de identidade e interculturalidade”
Projeto de Pesquisa “Autoritarismos e estereótipos: passado presente futuro”
Projeto de Pesquisa “Gramática, Bilinguismo e Multietnia”
Projeto de Pesquisa em Ensino Estudos do Cômico
Projeto de Pesquisa PQ/CNPq: Percival Farquhar o maior empresário do Brasil: Territórios, Redes e Conflitos na Implantação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM-RO) e na Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG-PR/SC) – CNPq/UEL
PROPE – Programa de Acesso e Permanência de Estudantes da UEL
PROPOCULT (11161) – Projeto Integrado de Política e Ação Culturais: interfaces entre Universidade e Movimentos Culturais de Londrina.
Re(tratos) em (ISO)lamentos: imagens e cenas da COVID-19, como se entrelaçam arte e pandemia (12568)
SEBEC – Serviço de Bem estar à Comunidade da UEL
Nilson Cesar Fraga, é Pesquisador do CNPq/PQ. Geógrafo. Professor no Curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL. Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Rondónia – PPGG/UNIR. E-mail: ncfraga@uel,br