Toldo Chimbangue: 23ª Semana Cultural evidencia luta ancestral dos povos indígenas no Oeste Catarinense
A 23ª Semana Cultural realizada de 17 a 21 de abril, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó/SC, teve como objetivo mostrar para a sociedade toda a luta e resistência dos povos Kaingang e Guarani da região.
Segundo Vanisse Domingos, educadora e liderança indígena, os cantos e as danças passadas de geração para geração reforçam a cultura ancestral e a luta cotidiana dos povos indígenas no Oeste Catarinense.
“Essa é uma forma de dizer que nós estamos aqui, resistindo enquanto cultura e fortalecendo nossa resistência. Por isso, realizamos a semana cultural no espaço onde nos anos 80 nossas lideranças conquistaram o Chimbangue, local do primeiro acampamento. Acreditamos ser necessário relembrar esses momentos em que os/as anciãos estiveram aqui”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Conselho Indigenista Missionário – CIMI Sul (@cimisul.oficial)
Cleusa Rodríguez, liderança indígena, também mencionou a luta histórica dos povos indígenas na conquista do território do Toldo Chimbangue.
“É muito importante estar relembrando o que passamos nessa época da retomada. É o local onde viveram, embaixo dos barracos, uma época que foi sofrida. Nossos antepassados buscavam a retomada do nosso território. Foi aqui que tudo foi fortalecido. Esse é um momento que a gente se fortalece espiritualmente, na luta, momento que a gente passa para nossos jovens e crianças de como é a resistência de nós povos indígenas”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Conselho Indigenista Missionário – CIMI Sul (@cimisul.oficial)
A semana cultural indígena realizada no Toldo Chimbangue rememorou o exemplo de Fen’Nó, mulher Kaingang – a Ana da Luz Fortes do Nascimento (1898-2014), uma das principais referências femininas na luta pelo território e pela vida do povo Kaingang em Santa Catarina. Conforme João Batista Antunes, liderança indígena, a abordagem da atividade foi de destacar o papel desta mulher para a luta e resistência do território Chimbangue.
“Estamos satisfeitos de termos conseguido mobilizar a comunidade, dando vida às práticas e saberes dos povos indígenas”, enfatizou.
Veja mais imagens da Semana Cultural:
Fotos: Jacson Santana/CIMI Sul.
Fotos: Jacson Santana/CIMI Sul.
Fotos: Jacson Santana/CIMI Sul.
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
Jacson Lopes Santana é membro do Conselho Indigenista Missionário - CIMI Sul.