VI ACAMPAMENTO CABOCLO
Timbó Grande – Cabocla do Contestado – SC
2022
Nos 110 anos da Guerra do Contestado, Timbó Grande recebeu dezenas de pessoas de diversos lugares para rememorar o massacre ocorrido naquele território secular caboclo.
Foram dias de encantamentos pisando e sentindo o chão dos/das mártires do genocídio secular silenciado do Brasil.
Um grande evento da cultura cabocla brasileira, marcado pela fé, pela esperança e sonhando com um futuro de felicidade.
Uma caminhada matinal, a V Caminhada Jorge Matoso, percorreu mais de uma dezena de quilômetros pelo reduto santo de Santa Maria-Caçador Grande.
Caminhantes foram recebidos com um almoço caboclo na confluência dos rios Santa Maria e Lava Tripa, no mais importante Campo Santo do Contestado.
Um Terço Caboclo e uma Missa Cabocla, reuniram os/as visitantes na profunda fé do caboclismo catarinense.
Na Noite Cultural Cabocla, foi lançado o livro “Por uma Arqueogeografia brasileira” contribuiu cientificamente com o momento histórico-geográfico.
O Acampamento Caboclo contou ainda com uma inédita “Caminhada Noturna da Mística Cabocla”, pelo Circuito de Caminhadas, “Caminha Contestado”.
A peça teatral “Natureza Cabocla ou Raízes e Asas”, da Lumiar Criações Artísticas, Caçador, SC, abrilhantou os/as participantes com uma apresentação no gramado do acampamento, sobre um céu estrelado, uma fogueira e a luz da lua.
O III Festival da Música Cabocla – FESTCAMP, alegrou o Acampamento Caboclo, com muita música nativista regional.
Os Acampamento Caboclos permitem manter viva a cultura secular cabocla no Contestado.
Edição do Vídeo: Claudia Baumgardt
Nilson Cesar Fraga, é Pesquisador do CNPq/PQ. Geógrafo. Professor no Curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL. Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Rondónia – PPGG/UNIR. E-mail: ncfraga@uel,br