Audiência Púbica em defesa de um campus da UFFS para São Miguel do Oeste acontece na segunda-feira, dia 27
Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, acontecerá na Câmara de Vereadores, em São Miguel do Oeste/SC, às 19h, uma audiência pública para tratar do tema da expansão de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para o município.
Na última semana, ocorreu uma reunião entre as organizações sociais que atuam historicamente na luta em defesa da UFFS e o Deputado Federal Pedro Uczai (PT), um diálogo que teve como objetivo destacar a retomada do processo de expansão do ensino superior público federal.
Segundo a militante da PJMP, Cláudia Baumgardt, que também participou da última reunião, o coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), está organizando um histórico a ser apresentado para a comunidade, sobre todo o processo de luta pelo campus. Além disso, está sendo preparada a décima terceira edição do Jornal Comunitário – formato impresso, que contém as principais informações sobre essa luta.
“Toda a comunidade está convidada para participar deste momento. O sonho da universidade é coletivo e muitas forças estiveram concentradas nos últimos anos em defesa da UFFS”, disse.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – Ameosc, também apresentará um documento com a pauta sobre a luta pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Segundo o prefeito de Anchieta e presidente atual da Ameosc, Ivan José Canci:
“O movimento pró-universidade é parte da luta da conquista do campus de Chapecó e faz neste momento, a retomada de encaminhamentos para conquistar uma estrutura da UFFS no Extremo-oeste. Nós entendemos que pelo número de habitantes e especialmente, de jovens que a região possui, essa estrutura é necessária e está relacionada ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. A Ameosc tem no seu plano estratégico essa luta e estamos fazendo junto com a Câmara Federal essa movimentação pela audiência pública no dia 27 de junho”, explicou.
Luta pela UFFS em São Miguel do Oeste
Há 17 anos, as/os jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR) ocupam as ruas, junto a um coletivo de organizações camponesas e urbanas, movimentos sociais, para reivindicar um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para o Extremo-oeste Catarinense. A luta por uma universidade pública existia antes mesmo de consolidar-se um nome, como a da Fronteira Sul. Era o sonho de que São Miguel do Oeste, município localizado na linha de fronteira com a Argentina, tivesse seu espaço popular de educação.
Entre as mais diversas lutas protagonizadas pelas organizações populares na defesa de um campus, destacam-se o Grito das/os Excluídos/as, as audiências públicas, reuniões entre o Movimento Pró-Universidade, debates na imprensa e participação em seminários de discussão sobre a expansão da UFFS. Para as juventudes:
“A PJMP, PJR, junto com os movimentos sociais, demais pastorais, organizações camponesas e urbanas, Ameosc, deputadas/os e lideranças apoiadoras, seguem firmes para mostrar que continuam em marcha e não devem descansar até que possam levar um SIM a quem tanto lutou, luta e vive a esperança da UFFS para São Miguel do Oeste. Essa universidade nasce com a face colorida dos sonhos das juventudes que estão prontas para a implantação da UFFS em São Miguel do Oeste”.
Abaixo, o convite para a comunidade participar da audiência pública em São Miguel do Oeste, no dia 27 de junho, próxima segunda-feira:
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).