Lendo agora
Terra dos Presidentes Trabalhistas, São Borja, RS

Terra dos Presidentes Trabalhistas, São Borja, RS

Nilson Fraga

O Brasis Adentro esteve na terra dos presidentes trabalhistas, promovendo uma incursão pela histórica São Borja, nos pampas gaúchos, desvendando a importância desse município onde nasceram Getúlio Vargas e João Goulart, ícones do desenvolvimentismo brasileiro, que se estende de 1930 a 1964, quando Jango é derrubado pelo golpe de 1964. Sendo cidades históricas, com memorias da mais alta relevância para o processo de formação do Brasil no século XX, tanto a cidade, quanto o patrimônio relacionado aos presidentes, merecem maior atenção dos poderes públicos.

Mesmo sendo belíssima, São Borja carece de intervenção na sua infraestrutura no centro histórico, onde estão os patrimônios matérias de Vargas e Jango, isso inclui acessibilidade, restauro de prédios, eliminação da fiação aérea, limpeza urbana, indicação dos locais de visitação, abertura dos museus, sobremaneira, as casas dos dois presidentes. Entristece não ser possível visitar as casas onde viveram esses dois homens que marcaram o trabalhismo brasileiro, mais ainda, a casa do Jango, único presidente com um projeto de Nação para esse país.

Turismo cultural e histórico são fundamentais para geração de renda, trabalho e riqueza para a população local. Destaque maior fica por conta do cais, espaço público para se observar o por do sol no rio Uruguai, nessa fronteira pampeana, lugar que se observa muitas pessoas socializando a vida, bebendo a erva mate Guarani, herança da reocupação dessa porção sul-americana.

See Also
blank

#brasisadentro #afrontejornalismodasgentes #sãoborja #pampa #getuliovargas #joaogoulart #jango #trabalhismo #revoluçãode30 #golpede64 #memoriabrasileira