Lendo agora
Reflexões cotidianas: O que é Democracia mesmo?

Reflexões cotidianas: O que é Democracia mesmo?

Louise Löbler
blank

Vejam, primeiro é importante reafirmar que DEMOCRACIA é como determina o primeiro artigo de nossa Constituição Federal (1988), que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.

Segundo o Glossário Eleitoral Brasileiro, DEMOCRACIA pode ser “conceituada como governo em que o povo exerce, de fato e de direito, a soberania popular, dignificando uma sociedade livre, onde o fator preponderante é a influência popular no governo de um Estado. Origem etimológica: demos = povo e kratos = poder”.

Mesmo que pareça ser um tema muito comentado, como vimos nestas épocas eleitoreiras muitas pessoas se esquecem que vivemos em uma sociedade democrática.

É imprescindível que todas as pessoas saibam o que é para defendê-la, assim como é fundamental que saibam o que é uma Ditadura ou até mesmo o que significa não aceitarem as opiniões divergentes das suas, seja por preconceito, ignorância ou negacionismo.

Toda cidadã ou cidadão tem DIREITOS e DEVERES, todos nós podemos e devemos ter nossas vozes ouvidas, mas sobretudo é importante reafirmar que as eleições municipais (como estamos vivendo nesse momento), são o exercício da construção da democracia e todos nós somos essenciais.

Cabe aqui dizer que se você que está lendo é contra questões como: à Universidade Pública gratuita e de qualidade,  ao Sistema Único de Saúde, aos planos de moradias populares e fomentos aos pequenos agricultores, você está no seu direito de ser contra, porém você é um privilegiado nessa sociedade em que vivemos, já que você em tese não precisaria (mas aposto que utiliza) e certamente poderia pagar por todo o Ensino dos seus filhos (desde a Educação Infantil até a Universidade), por todas questões de saúde (consultas, exames, vacinas, etc), dentre tantos outros gastos necessários para se viver. E nós sabemos bem, que estes privilégios, têm classe, nomes e cor. E que se você usa estes serviços públicos mesmo podendo pagar por eles e reclamando deles, lamento dizer mas isso se chama incoerência.
Fazemo-nos as nossas democracias! É preciso ocuparmos todos os espaços, o fazer política não é só política eleitoral, é o nosso dia – a – dia, é ajudar os necessitados como nos ensinou Jesus Cristo, é ser solidário e humanamente indignado como nos ensinou Che Guevara.

See Also
blank

Defender a Democracia é defender o Povo!

Dica:  Acesse o Glossário Eleitoral e saiba mais em: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/glossario