Now Reading
O quê fazer? Uni-vos!

O quê fazer? Uni-vos!

Leojorge Panegalli
blank

Nos momentos mais agudos em que a dúvida sobre o caminho a seguir se impõe sobre nossas pretensões de sucesso, nos desaguamos desconsolados, com as palmas das mãos viradas para cima, batendo o dorso sobre os joelhos, olhando para cima e perguntando: “o que eu faço agora?”.

Para toda pessoa que teve seu segundo nascimento, seu nascimento freireano, seu nascimento político, a dúvida automaticamente se requalifica: “o que nós fazemos agora?”. As estratégias da política macro-institucional atual na luta contra o fascismo podem enevoar o sujeito coletivo da frase. O “nós” não é a frente ampla. A consiga marxiana diz respeito exclusivamente aos homens e mulheres da classe trabalhadora.

Bem sabemos que o sec. XXI é a era do individualismo. É ele, o individualismo, o verdadeiro mal do século. É a imposição da vida a ser vivida com protagonismo inegociável do Eu, que nos distancia, nos melancoliza e nos enlouquece.

É preciso espalhar a boa nova. Alcançar as pessoas e religar no material o que já está conectado no desejo. Queremos todas e todos uma vida melhor para qualquer pessoal que deseje contribuir, da maneira que puder, com dignidade. Para contribuir na seleção e na moagem dos grãos de informação que despencam sobre nós, fazemos comunicação popular; e buscamos fazê-la em comum união.

See Also
blank

•••

Começamos uma parceria entre a TVRSul e o A Fronte – jornalismo das gentes publicando conjuntamente o programa de entrevistas Azul Encarnado, da TVRSul. O programa visa trazer para o público local as formulações mais avançadas que temos no país em diferentes temas. O programa é realizado por Leojorge Panegalli, psicanalista e militante do Comitê Popular de Lutas de Tubarão e região. O programa vai ao ar nas terças 19:00 no canal do Youtube e no Facebook da TVRSul. Acompanhe o programa no Instagram pelo @azul.encarnado.