X Semana do Contestado, o protagonismo do povo caboclo
A X Semana do Contestado, a maior Festa Cabocla do Brasil, comemorou os 10 anos de semanas do Contestado neste município que é o Coração do Contestado brasileiro, e os 110 anos do Contestado resistindo, uma década do protagonismo lebon-regense.
O ponto alto, nessa edição e nesses 10 anos, foi marcado pelas apresentações teatrais escolares: “uma década do Contestado sendo feito por nós”, com o envolvimento de milhares de crianças jovens, adultos, APAE e a terceira idade, além da comunidade local e regional.
Essa Semana do Contestado, da primeira década ininterrupta, teve ainda conferência, homenagens de Bravura Cabocla, conferência e Bienal do Livro. Nesses dez anos, comemorou-se uma legislação sobre tombamento do patrimônio material, imaterial e ambiental, o tombamento do primeiro patrimônio brasileiro da Guerra do Contestado, o Crematório de Cadáveres de Perdizinhas, a participação e divulgação em nível nacional do Contestado a partir de Lebon Régis de filmes e documentários sobre a cultural cabocla, a Guerra em si, produzida por crianças, professores e jovens escolares, e com premiação internacional, além de milhares de quilômetros de trabalhos de campo e inventário patrimonial local e regional, com a participação direta da Associação Cultural Coração do Contestado, Observatório da Região e da Guerra do Contestado, Prefeitura de Lebon Régis e Plural Filmes.
São dez anos ressignificando e fazendo o Contestado coexistir com as culturas formadoras de Santa Catarina.
Nilson Cesar Fraga, é Pesquisador do CNPq/PQ. Geógrafo. Professor no Curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL. Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Rondónia – PPGG/UNIR. E-mail: ncfraga@uel,br