Lendo agora
São Sebastião e a Cultura Cabocla do Benzimento no Contestado – Brasis Adentro, desde o Rio do Meio, em Lebon Régis, SC.

São Sebastião e a Cultura Cabocla do Benzimento no Contestado – Brasis Adentro, desde o Rio do Meio, em Lebon Régis, SC.

Nilson Fraga

No dia 20 de janeiro, a comunidade de Rio do Meio, interior do município de Lebon Régis – Coração do Contestado, participou de uma missa em louvor ao santo do dia, São Sebastião, este que faz parte da própria cultura cabocla do Contestado, sobretudo durante a Guerra do Contestado (1912-1916). Após a missa, a comunidade participou da estreia do videodocumentário “Benzer, Fé e Cultura no Contestado”, no salão paroquial.

O documentário em questão, foi produzido pela Associação Cultural Coração do Contestado – ACCC, de Lebon Régis, SC, a partir de recursos obtidos com a Lei de Incentivo à Cultura – Lei Paulo Gustavo. O filme apresenta benzedores e benzedeiras em demonstrações de suas práticas, algo secular na cultural imaterial ainda existente na região do Contestado. Após a apresentação do documentário, a comunidade serviu um diversificado café da tarde para os presentes, que contou com a presença do Padre Edson De Bortoli, Carlos Nedi Veiga da Silva, da ACCC, Nilson Cesar Fraga, Coordenador do Observatório da Região e da Guerra do Contestado, Professora Elizandra Rosa dos Santos Carneiro, Assistente Social Daniele Heine, entre outras autoridades e convidados.

As profundas raízes culturais no território do Contestado foram percebidas no decorrer do dia, quando era possível observar numerosas pessoas benzendo e sendo benzidas, demonstrando que esse patrimônio imaterial segue em coexistência nas relações do espaço-tempo regional formador daquelas territorialidades.
O videodocumentário está disponível nas redes sociais do A Fronte Jornalismo das Gentes.