Chapecó/SC: Realizada II Roda de Conversas e Saberes das Mulheres Kaingang e Guarani
Por CIMI Sul e Cláudia Battestin.
No dia 3 de junho, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó/SC, aconteceu a II Roda de Conversas e Saberes das Mulheres Kaingang e Guarani do Oeste de Santa Catarina.
Com a chamada da terra, sob a luz de Fen’no, estiveram presentes mulheres das Terras Indígenas do Toldo Pinhal, Toldo Imbu, Xapecó, Aldeia Kondá e Toldo Chimbangue. Também estiveram presentes guerreiras da Terra Indígena Mangueirinha, do estado do Paraná.
O Encontro foi carregado de simbolismos, de mística e memória daquelas e daqueles que ancestralizaram. Os troncos velhos, base da resistência dos povos, foram lembrados, enquanto exemplos de luta pelo fortalecimento e garantia dos territórios.
Também, o momento foi de reflexão, fortalecimento, luta e análise da conjuntura. A reflexão acerca do contexto de lutas, trouxe como centro de debate a retomada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento de repercussão geral, que irá definir os rumos das lutas dos povos e que trata acerca da tese genocida do marco temporal.
Por fim, importante destacar a roda de dança, o toque do chocalho, momentos que traduzem a importância do protagonismo das mulheres indígenas na vida e luta dos povos.
Veja mais imagens do encontro: