Londrina recebe a estreia paranaense do filme “Para não esquecer a Guerra”, da Plural Filmes
A Escola Ir. Acácio, do Grupo Marista Escolas Sociais recebeu duas seções do filme “Para não esquecer a guerra” (Plural Filmes, 2022, 31 min.), para plateias de estudantes, professores e comunidade. A estreia aconteceu na manhã gelada de 02 de junho de 2023, com uma temperatura que, mesmo distante, lembrava os sertões caboclos do Contestado paranaenses e catarinense, foi uma ação do Observatório da Região e da Guerra do Contestado, em parceria com a Escola.
Depois das seções, as plateias foram reunidas na Praça Papa Francisco para um debate sobre as representações da Guerra do Contestado contidas no filme. A abertura da discussão sobre o filme foi realizada pelo Prof. Dr. Cleverson Gonçalves (Escola Ir. Acácio – Marista Social), e seguida por explanações do Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga (Universidade Estadual de Londrina), que situou a guerra no contexto do filme, assim como a cultura, a luta e a resistência secular cabocla.
Sinopse do filme: “estudantes de uma escola rural de um assentamento da reforma agrária, situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça teatral dentro de uma igreja de madeira, típica do período do conflito, colocando seus olhares sobre o conflito expressos na forma de texto, dança, poesia e música”.
Equipe técnica: realização coletiva Associação Cultural Coração do Contestado (coordenador de projetos Carlos Nedi Veiga da Silva), Escola de Educação Básica Trinta de outubro (pedagoga Hellen Heine Carlin Barreto), Plural Filmes (Glauco Broering, Helio Levcovitz, Ju Baratieri, Kike Kreuger, Laila di Pietro, Leandro Cordeiro, Marcia Paraiso, Maria Paraiso, Nara Hailer e Ralf Tambke.
A peça teatral produzida por estudantes e professoras da Escola Trinta de Outubro, se chama “Nas trincheiras da guerra, a fé é a arma!”, tendo sido apresentada em 2017, na própria escola, e depois como parte da programação da Semana do Contestado naquele mesmo ano, que ocorre regularmente no município de Lebon Régis, em Santa Catarina.
“Para não esquecer a guerra” foi eleito o melhor do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), pelo Juri Popular.
Londrina/PR, 02/06/2023
Nilson Cesar Fraga, é Pesquisador do CNPq/PQ. Geógrafo. Professor no Curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL. Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Rondónia – PPGG/UNIR. E-mail: ncfraga@uel,br