Oeste do Paraná: segue a luta dos Avá-Guarani pelo espaço do antigo Zoológico
Na manhã de quinta-feira, dia 17 de agosto, representantes do Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Sul, estiveram acompanhando as lideranças Avá-Guarani da região de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e os representantes das secretarias municipais, em uma visita ao Bosque Guarani, para debater sobre o futuro do espaço. Os Guarani reivindicam o bosque para a venda de artesanato. Também, desejam que esse espaço seja utilizado como local de passagem.
Saiba mais:
Desde 2021 o Cimi Regional Sul tem acompanhado essa reivindicação e no dia 17 de abril de 2023, o Cimi também participou junto aos Avá-Guarani de uma audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores, para reivindicar o uso da área do antigo zoológico “Bosque Guarani”, para venda de seus artesanatos.
Osmarina de Oliveira, missionária do Conselho Indigenista Missionário Regional Sul, disse naquela ocasião, que o espaço onde funcionava o zoológico possui uma área verde que contém os últimos vestígios de Mata Atlântica no município, por isso da importância, segundo ela, dos povos indígenas ocuparem o espaço, tanto para o fortalecimento de sua cultura quanto da preservação do lugar.
A missionária destacou que a audiência foi parte importante do processo de reivindicação da área, a qual continuará sendo analisada a partir de agora pelo órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para então, ser encaminhado ao prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.
Assista o vídeo sobre a audiência pública:
Paraná: Avá-Guarani participam de Audiência Pública e reivindicam espaço de antigo Zoológico
Jornalista, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
Conselho Indigenista Missionário.