Retomada Mbya Guarani Jekupe Amba em São Gabriel/RS e a reivindicação da comunidade
Retomada Mbya Guarani Jekupe Amba, São Gabriel, RS
Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2023 estiveram na Tekoa Jekupe Amba, município de São Gabriel (RS), os servidores da Funai, Paulo Augusto Ramos Sendeski e Kaio Domingues Hoffmann, com o objetivo de realizar a qualificação da reivindicação da comunidade.
Os Mbya guiaram os indigenistas Paulo e Kaio pela área ocupada e puderam ver as roças e as áreas que estão sendo preparadas para plantio, construção de casas e reflorestamento da mata nativa.
A comunidade realizou reunião com a Funai e, ao mesmo tempo, deram entrevistas, explicando a importância da região para povo Guarani Mbya e o modo de viver naquela área.
Numa das reuniões estiveram presentes, além dos servidores da Funai, a vereadora Jana França, presidente da Comissão Temporária dos Povos Indígenas, e o professor Carlos Alberto Xavier Garcia, membro do NEABI (Unipampa), que vêm ajudando a comunidade desde a chegada a São Gabriel.
Os Mbya estão se preparando para a construção da casa ritual, Opy, e das moradias. Diante disso, pedem que a Funai ajude com uma parte do material de construção, principalmente com tábuas, telhas e pregos, pois há pessoas da comunidade que vão entrar com a mão de obra.
Os plantios das roças já estão ocorrendo, mas no momento precisam de ajuda com cestas básicas para o processo de trabalho coletivo na construção das casas.
Também precisam de ajuda da Funai com as ferramentas, tanto para a agricultura como para as construções : facão, machado, enxada, foice, cavadeira, martelo e pás.
Os servidores da Funai, ao final das atividades, se comprometeram em dar um retorno o mais breve possível sobre a elaboração do Relatório de Qualificação de Reivindicação da Tekoa Jekupe Amba.
São Gabriel, 23 de novembro de 2023.
Vhera Pory.