Mais um ancião Indígena morre sem ter tido o direito à terra assegurado
Faleceu, na manhã de hoje, 27 de janeiro de 2024, aos 97 anos, Ernesto Salvador, liderança tradicional do Povo Kaingang, da Terra Indígena Rio dos Índios, no município de Vicente Dutra, estado Rio Grande do Sul.
Seu Vicente era pai do Cacique Luis Salvador, conhecido como Saci, que há muitos anos acompanha e articula as lutas pelas demarcações de terras daquelas comunidades desterritorilizadas no Rio Grande do Sul.
A terra Indígena Rio dos Índios foi homologada em agosto de 2023 pelo presidente da República, todavia, através de uma manobra jurídica, a Justiça Federal de Porto Alegre, em primeiro grau, anulou o decreto de homologação da terra tradicionalmente ocupada pelos Kaingang.
Seu Ernesto, ao longo de seus 97 anos lutou, dedicou seus dias pela garantia dos direitos fundamentais de seu Povo e tornou-se mais um daqueles que parte desta vida sem poder viver em paz dentro de sua terra originária.
O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, solidariza-se com os familiares de seu Ernesto, com a Comunidade de Rio dos Índios e todo Povo Kaingang.
E, uma vez mais, lembramos a frase que marca a vida dos anciãos e anciãs indígenas no Brasil: Nossa Terra Nossa Vida, lutar por ela não é desejo, mas obrigação.
Seu Ernesto agora será recebido pelos seus ancestrais, que também, nessa existência, viveram sob o manto das injustiça e violências.
Que o amanhã seja de paz, liberdade e onde os direitos humanos à vida, à diferença e à terra sejam assegurados.
Chapecó (SC), 27 de janeiro de 2024.
Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul.