Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Chapecó realiza missão com povos indígenas


A Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Chapecó, coordenada pela Irmã Diva Nascimento Barbosa em conjunto com a Irmã Dorilde Terezinha Magri, ambas da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, realizaram, juntamente com o Padre Domingos Dias, da Paróquia Santa Luzia, na Terra Indígena Xapecó, uma missão especial com os Indígenas que participam da Igreja Católica, sobre a Campanha da Fraternidade e o Jubileu de Esperança 2025. As atividades aconteceram nos dias 01 e 02 de março de 2025.

Segundo a Irmã Diva, o objetivo foi motivar e animar os povos indígenas para que continuem sendo exemplos de guardiões da criação, cuidando da natureza, fazendo a trocas de sementes, também o plantio de plantas nativas e frutíferas, hortas e hortos e seus saberes e costumes.

Ela ressaltou que a Arquidiocese de Chapecó tem como missão e tarefa realizar o plantio de 70 mil árvores e que toda essa ação compõe alguns momentos que incluem roda de conversa, benção das plantas e sementes, partilha do pão, indo ao encontro da Ecologia Integral e da Campanha da Fraternidade.

Ainda sobre o Jubileu, Irmã Diva destacou que um dos lugares de peregrinação da Arquidiocese será as “aguinhas do Monge João Maria”, localizada na aldeia Barro Preto, na Terra Indígena Xapecó, e que irá acontecer no decorrer deste ano.
Confira mais imagens desse momento: