Lendo agora
Reflexões cotidianas: Qual a função social da Escola?

Reflexões cotidianas: Qual a função social da Escola?

Louise Löbler
blank

Antes de adentrar nas reflexões a partir da pergunta guia dessa escrita, gostaria de dizer à vocês que depois de alguns anos retornei ao dia-a-dia da Escola pública, por conta disso andei afastada das escritas, mas agora retomamos com todo fôlego.

Nesses primeiros meses tenho pensado muito sobre as possíveis respostas, inclusive tenho lembrado muito de algumas aulas que assisti com o excelente professor Dermeval Saviani, que nos faz refletir sobre a função social da escola, que aqui de uma forma mais simples, ela pode ser ter uma função mais tradicional, ou seja, de conservação e reprodução; ou uma função mais social nova, de transformação e promoção humana.

Eis o ponto da questão. A escola está a serviço de quem, necessariamente?

Tenho me deparado com algumas pessoas trabalhadoras do setor ou não, que acredito eu que não compreendem qual é a função da escola. Em muitos lugares a Escola serve apenas como um aparato de promoção individual, por puro e simples quereres egoístas e isso tem me incomodado. Porque eu estou falando a partir da escola em que atuo e neste caso é uma escola PÚBLICA municipal; e acredito que não seja um caso isolado.

Por vezes algumas famílias não compreendem o que são as responsabilidades para com seus filhos, essa linha tênue entre a Educação em casa e a Educação na escola; ou até mesmo os professores, que poderiam ao menos serem e fazerem um docência mais humana, com mais afeto e apenas reproduzem o já feito; sem contar outras pessoas da comunidade, como alguns vereadores (como nessa escola que estou), que se acham no direito de cobrar questões a serem resolvidas sem nem mesmo serem pedagogos, ou de virem apontar os dedos indicadores para dizer ao público nas sessões da câmara que não vem sendo feito nada na escola.

See Also
blank

Isso tem me incomodado e sabem por que? Porque nós estamos lá na escola, todos os dias, acreditando e construindo uma educação pública de qualidade, sabemos que há muito que pode ser feito para melhorar, mas também compreendemos que tudo que está em nossas mãos enquanto instituição, nós fizemos; mas é necessário que a sociedade compreenda, que há diversas questões dentro dos muros das escolas, muitas nem são de responsabilidade da escola e sim do Conselho Tutelar, da Assistência Social ou das famílias.

Compreendo que essa reflexão está muito genérica, mas lhes digo uma coisa: não usem a escola como ferramenta de manipulação, politicagem, fofocas e acusações, isso é feio, muito feio. A Educação é um direito de nossas crianças, de todo ser humano, venham até a escola para somar, contribuir e ensinar através do exemplo de práticas para um ensino de qualidade e mais humanizado.