Brasis Adentro: entrevista do professor Nilson Cesar Fraga com Maria Adélia de Souza, geógrafa brasileira
Duramente crítica, pautada em uma epistemologia profunda, com fortes embasamentos filosóficos sobre a construção e o papel da Geografia como ciência, a Profa. Maria Adélia de Souza nos fez refletir sobre a Geografia que estamos desenvolvendo na Universidade, fazendo com que saíssemos do auditório refletindo sobre a disciplina de Geografia a partir da sua luta pela unidade e não sua divisão em clivagens – é preciso estar maduro intelectualmente para encarar a acidez da nossa ciência geográfica, nos libertando dos muros que erguemos entre nós na Geografia que praticamos e pesquisamos. Sua formação e atuação como geógrafa, fez com que o CNPq a considerasse uma das mulheres pioneiras da Ciência Brasileira, em 2018.
A Professora ocupou a Cátedra de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon, na França, assim como recebeu o Prêmio de Francofonia em Urbanismo, da Academia de Paris e Fundação França. Estar com ela em um auditório, é viver parte da construção da própria e conflituosa Geografia do Brasil.
Assista na íntegra:
Leia mais:
Última grande geógrafa brasileira, Maria Adélia de Souza encerra evento na UEL
See Also
Nilson Cesar Fraga, é Pesquisador do CNPq/PQ. Geógrafo. Professor no Curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL. Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Rondónia – PPGG/UNIR. E-mail: ncfraga@uel,br