Lendo agora
Brasis dentro – Fronteiras do Sul

Brasis dentro – Fronteiras do Sul

Nilson Fraga

Brasis Adentro fez uma ótima viagem no feriado de setembro, foram 3.011 km percorridos entre Londrina (PR), Fronteira da Paz (Santana do Livramento/Brasil e Rivera/Uruguai) e Fronteira do Território Disputado (Oeste Catarinense/Brasil e República Argentina). Existem duas fronteiras muito diferentes: uma marcada pelas relações transfronteiriças no Rio Grande do Sul e a outra fronteira vazia, com apenas um costume do lado brasileiro, em Santa Catarina. A construção das fronteiras sul do Brasil com Uruguai, Argentina e Paraguai é uma relação geopolítica nascida das relações luso-espanholas seculares no Cone Sul.

Mas, essa viagem também foi marcada por encontros entre amigos, conclaves fronteira sul, para comemorar a chegada de Marina Renata e Emiliano, bebês do casal simpático Claudia Weinman e Pedro Pinheiro, e Claudia Baumgardt e Augusto Henrique, respectivamente. Com a companhia de Hélio José Vida nesta viagem, foi possível viver grandes emoções e estar com essas pessoas mais que queridas pela Frente de Jornalismo das Gentes, passando pelo Paraná, oeste Catarinenses e Rio Grande do Sul, por paisagens como os campos em geral, os campos de altitudes, a região centro e noroeste partiu e, atravessando os pampas.

Nem todas as estradas foram boas, choveu muita chuva no território sul do Rio Grande, mas nada se compara ao terrível e vergonhoso estado das estradas catarinenses oeste – as BRs 158, 163 e 282 estão em estado de conservação lamentável, a fruta de anos de abandono e enorme fluxo dos caminhões que atravessam a região. Mas fora isso, foram mais de três mil quilômetros de aventura, descobertas, amizade e belas paisagens do sul.