Lendo agora
Cacique Odirlei Fidelis, depois de uma insistente luta, registra no cartório, seu filho com nome em Kaingang

Cacique Odirlei Fidelis, depois de uma insistente luta, registra no cartório, seu filho com nome em Kaingang

Cimi Sul
blank

Nãn Ga, filho de Odirlei Fidelis e Jaqueline de Paula, nasceu no dia 16 de dezembro de 2022.

NÃN GA significa “FILHO DA MATA”. Ele é fruto, força e esperança da Terra Kaingang, Van Ká, Bairro Lami, Porto Alegre, RS. Mesmo com apenas alguns dias de vida sofreu, com seu pai e mãe, discriminação no cartório de registro civil, no Bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

Odirlei e Jaqueline se apresentaram no cartório e pediram que o filho fosse registrado com nome em Kaingang. Os servidores do cartório impuseram dificuldades, alegando que aquele nome não constava nos registros e eles, diante disso, não poderiam proceder ao registro.

Odirlei e Jaqueline insistiram, alegando que é direito dos indígenas registrarem seus filhos de acordo com suas culturas e línguas. Enfatizaram que esse direito está previsto na Constituição Federal, artigo 231.

Diante da insistência dos pais, os servidores do cartório pediram alguns dias para se informarem a respeito e depois dariam uma resposta.

Odirlei, inconformado, buscou auxílio para saber se haviam casos similares ao dele. Defensores públicos, advogados e apoiadores da causa indígena reafirmaram ao Odirlei de que ele, a esposa e o filho recém-nascido, tinham esse direito assegurado.

Dispostos a enfrentarem esse desafio, pelo futuro do filho – já durante toda a vida os Kajngang sofrem privação e negação de direitos – e movidos pela convicção de que essas realidades precisam ser mudadas, pai e mãe retornaram ao cartório e lá pediram novamente o registro.

Dessa vez, no dia 27 de dezembro de 2022, eles conseguiram o registro do filho com o nome de nascimento, Nãn Ga, Filho da Mata.

See Also
blank

Essa luta de Odirlei e Jaqueline parece pequena, mas não é. Eles, ao exigirem o direito de registro do filho com o nome em Kaingang, mostram força e coragem para enfrentar e romper com o preconceito e todas as formas de discriminação.

Porto Alegre, RS, 27 de dezembro de 2022.

Cimi Sul – Equipe Porto Alegre.